Família Franciscana do Brasil

Histórico

A história, ao longo de 30 anos, exigiu um constante redimensionamento das finalidades e a criação de novos serviços que a sigla do Cefepal não conseguia abranger. De outro lado, esta sigla, ao ser usada para identificar o curso ou encontro anual de espiritualidade ou até mesmo a casa de encontros, já não indicava a totalidade daquilo que pretendia significar. Percebeu-se, então, que esta sigla não era mais condizente com a realidade, e que era, portanto, necessária uma reformulação que englobasse uma nova compreensão daquilo que o Cefepal se propunha ser e de suas finalidades e objetivos. A Assembléia Geral de outubro de 1994 cuidou não apenas de repensar a nomenclatura, mas também de tornar a estrutura mais ágil e simples. Deste modo, a FFB (Família Franciscana do Brasil) sucede ao Cefepal, significando o conjunto de todos os associados. Ela mantém um Centro Franciscano de Serviços para a consecução de seus objetivos que são: desenvolver e incentivar a vivência e anúncio do Evangelho; promover a reflexão sobre a vida franciscana e seu carisma, bem como sua presença e atuação na Igreja e no mundo de hoje; estimular o conhecimento, a comunicação e a comunhão entre os diversos ramos e membros da Família Franciscana; manter e promover cursos, encontros e pesquisas de caráter religioso e cultural que interessem à vida e à formação da Família Franciscana; prestar assistência espiritual franciscana aos seus membros e colaborar com entidades congêneres na linha dos ideais de Francisco e Clara de Assis; publicar e distribuir boletins, periódicos e livros que condensem os resultados de suas atividades, estudos e pesquisas; colocar-se a serviço da justiça, paz e ecologia, promovendo e valorizando a vida onde ela se encontra mais ameaçada.

A Sede Nacional

A FFB mantém uma Sede Nacional como órgão coordenador dos diversos serviços que promovem e executam as atividades aprovadas pelo Conselho Diretor. A Sede Nacional é dirigida por um Coordenador nomeado pelo Conselho Diretor que é responsável pela consecução e acompanhamento de todas as atividades ligadas a Sede.
Serviços:
SERFOR - é o Serviço que abrange a Experiência de Mística Franciscana (duração de quatro meses), a Experiência Assis, Encontros Formativos diversos de duração variável, Retiros.Seminários,Cursos e outros.
CONEF - O Conselho Editorial Franciscano é o Serviço do Centro Franciscano de publicações de livros e outros subsídios que visam a um maior conhecimento e aprofundamento do Carisma Franciscano.
DEHIF - O Departamento de Estudos de História Franciscana é o Serviço do Centro Franciscano que anima e amplia o que existe nesta área e coordena, na medida do possível, a historiografia franciscana.
SINFRAJUPE - O Serviço Interfranciscano de Justiça, Paz e Ecologia, cuja integração definitiva ao Centro Franciscano foi aprovada na Assembléia Geral de 1994, é um Serviço da Família Franciscana do Brasil quese propõe resgatar a uropia de Francisco e Clara de Assis e recriar o movimento francisclariano como sinal do Evangelho vivo. Congrega ecumenicamente homens e mulheres comprometidos com a espiritualidade francisclariana e que se colocam serviço da vida , principalmente , onde ela se encontra mais ameaçada, agredida e violentada.
SEAR - O Serviço de Animação dos Regionais -, criado na Assembléia Geral de 1994, é um Serviço do Centro Franciscano que tem como objetivo apoiar, animar a atuação dos Regionais e seus Núcleos na consecução dos objetivos da FFB.
SAV - O Serviço de Animação Vocacional conhecido como SAVFFB, aprovado na Assembléia Geral de l998, tem como finalidade apoiar e incentivar a Animação Vocacional da grande Família Franciscana do Brasil.
CBCMF visa organizar e dinamizar a Comunicação entre os irmãos e as irmãs de toda a Família Franciscana: articular os(as) franciciscanos(as) Franciscanas que prestam serviço nesta área e aprofundar a temática da Comunicação na FFB.

FFB: Eleito o novo Conselho Diretor

Foi eleita na manhã do sábado dia 24 de outubro, durante a XV Assembleia Geral Ordinária – realizada na Casa de Retiros São Francisco, no bairro de Brotas, em Salvador (BA) -, o novo Conselho Diretor da Família Franciscana do Brasil; ocasião em que também se comemorou os 15 anos de fundação da instituição.
Os (as) eleitos (as) para o triênio 2009/2012 foram:
Diretora Presidente: Irmã Petronila Souza Soares, SMIC (PA);
Diretora Vice-Presidente: Irmã Jacinta Bichiling, Franciscanas de Dillingen (RJ).
Conselheiros:
Frei Érderson Queiroz, OFMCap. (MG);
Vanderlei Suélio Gomes, OFS (GO) [Vice-Ministro Nacional da OFS];
Irmã Maria Flávia de Brito, Franciscana de Dillingen (PB).
Suplentes do Conselho Diretor:
Frei Rubival Cabral, OFMCap (BA);
Irmã Carmen Polo, Franciscanas de Ingolstad.
CONSELHO FISCAL
José Cavalcante Bezerra, OFS (DF);
Nivaldo Moreira da Silva, OFS (GO);
Irmã Luzia Pereira Nunes, FPCC
Suplente do Conselho Fiscal:
Irmã Tereza Albanez, Filhas da Divina Providência.

SEDE – FBB
End.: SGAN 905 Conjunto “B”
Brasília-DF
Tel.:
(61) 3349-0157
FAX:
(61) 3349-0156
Skype:
coordenacaoffb

Nenhum comentário:

Postar um comentário