Fernando nasceu em Lisboa, Portugal, em 15 de agosto de 1191. Seus
pais eram de nobre linhagem: Fernando Martins Afonso de Bulhões e Maria
Taveira. Moravam bem de frente à catedral. Nessa escola episcopal,
Fernando recebeu a instrução cristã e elementar. Adolescente ainda
entrou para o seminário dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho, de
onde ele mesmo pediu transferência para Coimbra (a quase 200 quilômetros
de distância) a fim de continuar seus estudos. com mais sossego, sem a
atrapalhação das contínuas visitas de parentes e amigos que queriam
persuadi-lo a desistir da “sua” vocação. Fernando era um jovem que sabia
o que queria: dedicar-se de corpo e alma a Deus e aos estudos da Bíblia
Sagrada. Na cidade universitária – Coimbra porém, ele encontrou uma
outra dificuldade no seu desejo de seguir em radicalidade a Palavra de
Deus. Na época, o mosteiro de Santa Cruz, onde morava e estudava, era
palco de intrigas, fuxicos e brigas por bens materiais entre prelados e
reis, monges e leigos. Fernando se empenhou fortemente por estar alheio a
toda essa dura, mas triste realidade. Mais do que nunca, dedicouse a
seus estudos escriturísticos e ao seu crescimento espiritual. Um dia
encontrou-se com 5 frades franciscanos. Amor à primeira vista: viu neles
todo o Evangelho vivido na simplicidade, na alegria, na humildade e na
generosidade.
Estavam de saída para Marrocos, para pregar a “PAZ” e o “BEM”, como
dizia o fundador deles, Francisco de Assis, ainda vivo, na Itália.
Tempos depois, diante das relíquias dos 5 primeiros mártires
franciscanos, Fernando não teve mais dúvidas: trocou todo aquele aparato
clerical cheio de hipocrisia que ele conhecia pela simplicidade do
Evangelho vivido na fraternidade e no anúncio do Reino de Deus a povos
pagãos. Trocou até o nome. De Fernando passou a ser chamado Antônio,
frei Antônio e, jovem ainda, teve um só desejo: morrer mártir como
aqueles 5 frades e “merecer, assim, junto com eles, a coroa da glória.”
Não havia soado ainda, a hora de Deus! O homem propõe. Deus dispõe.
Uma febre sem tamanho, na África, deixou-o prostrado meses na cama. Aos
poucos também aprende com que fadiga! – a seguir o projeto de Deus.
Decide voltar a Portugal, sua terra natal. Qual novo Pentecostes,
porém, os ventos sopram seu navio na direção da Itália e ali ele começa
colocar-se definitivamente nos passos de Deus. Na grande reunião dos
frades (3.000) em Assis, encontra-se com Francisco, com milhares de
irmãos que seguiam o mesmo ideal e, mais tarde, com Clara de Assis…
Mudança radical na sua vida, no seu desejo. Antônio não toma mais ‘ a
iniciativa talvez pela decisão dura e pedagógica de Marrocos -, mas se
entrega incondicionalmente, embora também com certo medo, nas mãos de
Deus. Terminada a grande assembléia, em maio de 1221, escolhe o
silêncio: nada mais diz sobre sua preparação, seus estudos, sua
competência. Ninguém o conhece. Ninguém se interessa por ele. “As almas
humildes – escreverá mais tarde com conhecimento de causa -,
desconhecidas e felizes por serem esquecidas, são aquelas que imitam
mais perfeitamente a vida escondida de Jesus de Nazaré” (Sermões). E,
assim, a pedido de frei Graciano, ministro provincial da Romanha, no
centro da Itália, lá vai frei Antônio fazer parte de um conventinho
eremitério situado no cimo do Monte Paulo. Como sacerdote, reza missa
aos confrades, mas faz outros serviços necessários à comunidade, como
lavar pratos, cuidar da horta, da limpeza, etc.
Dedica-se a longos tempos de oração – contemplação, jejum e
penitência. “Em águas turvas, escreverá mais tarde, não se vê espelhado o
próprio rosto. Se quiseres que o rosto de Cristo se espelhe em ti, sai
do barulho das coisas e guarda tranqüila tua alma “(Sermões).
Finalmente chega a hora de Antônio, que é a hora de Deus. Na cidade
de Forli, durante uma ordenação sacerdotal, na catedral lotada de
padres, irmãs, freis e fiéis, é convocado pelo superior a fazer a
pregação. Daqueles lábios há tanto tempo calados surgem, de repente,
como de uma fonte viva de água cristalina, as palavras mais comoventes,
os exemplos mais convincentes, os estímulos mais penetrantes. Todos, do
bispo ao provincial frei Graciano, dos frades às irmãs, dos padres aos
fiéis, todos ficam admirados pela eloqüência, pela sabedoria e pela
profundidade daquele frade até então desconhecido. Dali para frente,
todos chamam a frei Antônio e ele passa a percorrer as estradas,
sobretudo as do norte da Itália e as do sul da França e, nos últimos
anos, (1229-1231), os caminhos de Pádua, anunciando o Evangelho de Nosso
Senhor Jesus Cristo.
Percorrendo as estradas da Europa, frei Antônio percebe a fraqueza do
povo na prática da fé, vítima às vezes das inúmeras heresias e erros da
época. Francisco o admira e envia-lhe um bilhete pedindo que a mesma
sabedoria que lhe deu uma profunda experiência de Deus, ele a transmita a
seus confrades.
“A frei Antônio, meu bispo: Saudações! Muito me agrada que tu ensines
a sagrada teologia aos frades, contanto que não se extinga o espírito
da santa oração e devoção ao qual tudo deve estar submisso, conforme
está escrito na Regra frei Francisco”.
Coisa admirável, maravilhosa. Antonio unia em si a sabedoria e a
humildade, a cultura e a simplicidade, a oração e a caridade. Confrades e
povo o “adoravam” nesse sentido. Tão alto em sua cultura e tão simples
no trato com a gente, Doutor da Igreja e amigo dos simples e dos pobres!
E o povo ouve suas palavras. Segue seus conselhos. Sente-se
reconfortado em suas lutas. Crianças são por ele abraçadas e abençoadas.
Mulheres e esposas são defendidas em seus direitos. Lares são reunidos
pela força do amor que ele tão bem sabe suscitar.
E o povo continua a contar: “a mula se ajoelhou diante da Eucaristia.
O coração avarento foi encontrado no cofre do seu tesouro. Ele curou o
pé decepado de um jovem. Ele pregou aos peixes. Ele defendeu os
agricultores diante do terrível Ezzelino da Romano…’
E, assim, passou frei Antônio seus últimos anos, curando e consolando
os outros e tendo, para si, cansaço, doenças e penitência. Após uma
intensa atividade de pregações e confissões de Quaresma em Pádua,
retira-se na tranqüilidade da localidade de Camposampiero.
Mas, em junho de 1231, sente as forças faltarem-lhe completamente.
Pede para voltar a Pádua. Percorre os 20km em carro de boi, moribundo.
Em Arcella, às portas da cidade de Pádua, num quartinho humilde do
convento das Irmãs Clarissas Franciscanas, exala o último suspiro,
cantando com voz tênue: “Gloriosa Senhora – sobre as estrelas exaltada –
alimentaste em teu seio Aquele que te criou”. Olhando um ponto fixo,
consegue ainda exclamar: “Estou vendo o meu Senhor”. E morre. Não
chegara aos 40 anos. Onze meses depois, em 30 de maio de 1232, na
catedral de Espoleto, Itália, foi proclamado Santo pelo papa Gregório
IX.
Mensageiro de Santo Antônio – Junho de 1999
Fonte: Franciscanos.org.br
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