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Nesta cidade, Úrsula sente
crescer em si o desejo de dedicar a vida a Cristo. O chamado se faz sempre mais
presente, tanto que, aos 17 anos, entra na restrita clausura do mosteiro das
Clarissas Capuchinhas da cidade de Castello, onde permanecerá por toda a sua
vida. Lá recebe o nome de Verônica, que significa “verdadeira imagem”, e, de
fato, ela se torna uma verdadeira imagem de Cristo Crucificado.
Um ano depois, emite a solene
profissão religiosa: inicia um caminho de configuração a Cristo, por meio de
muitas penitências, grandes sofrimentos e algumas experiências místicas ligadas
à Paixão de Jesus: a coroação de espinhos, o casamento místico, a ferida no
coração e os estigmas.
Em 1716, aos 56 anos, torna-se
abadessa do mosteiro e será confirmada no cargo até a sua morte, em 1727,
depois de uma dolorosíssima agonia de 33 dias que culminou numa profunda
alegria, tanto que suas últimas palavras foram: “Encontrei o Amor, o Amor
deixou-Se contemplar!” (Summarium Beatificationis, 115-120). No dia 9 de julho,
deixa a morada terrena para encontrar-se com Deus. Tinha 67 anos, 50 deles
vividos no mosteiro da cidade de Castello. É proclamada Santa em 26 de maio de
1839 pelo Papa Gregório XVI.
Verônica Giuliani escreveu muito:
cartas, relações autobiográficas, poesias. A fonte principal para reconstruir o
seu pensamento é, no entanto, o seu Diário, iniciado em 1693: são 22 mil
páginas manuscritas, que abrangem 34 anos de vida em clausura. A escritura flui
espontânea e contínua, não existem riscos ou correções, nenhum sinal de
interrupção ou distribuição do material em capítulos ou partes de acordo com um
padrão predeterminado. Verônica não desejava compor uma obra literária; na
verdade, foi obrigada a colocar por escrito suas experiências pelo Padre
Jerônimo Bastos, religioso das Filipinas, de acordo com o Bispo diocesano
Antonio Eustachi.
Santa Verônica possui uma
espiritualidade marcadamente cristológico-esponsal: é a experiência de ser
amada por Cristo, Esposo fiel e sincero, e de desejar corresponder com um amor
sempre mais envolvido e apaixonado. Nela, tudo é interpretado através da chave
do amor, e essa lhe dá uma profunda serenidade. Cada coisa é vivida em união
com Cristo, por amor seu, e com a alegria de poder demonstrar a Ele todo o amor
do qual é capaz uma criatura.
O Cristo ao qual Verônica está
profundamente unida é aquele sofredor, da paixão, morte e ressurreição; é Jesus
no ato da oferta ao Pai para salvar-nos. Dessa experiência, deriva também o
amor intenso e sofredor pela Igreja, na dupla forma da oração e da oferta. A
Santa vive nesta ótica: ora, sofre, busca a “pobreza santa”, como expropriação,
perda de si (cfr. ibid., III, 523), propriamente para ser como Cristo, que doou
tudo de si mesmo.
Resumo da Catequese do Papa Bento
XVI
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